As indústrias de laticínios concluem os pagamentos aos associados e integrados referente ao mês de junho. A expectativa fica por conta do valor, diante da escalada dos custos de produção e os preços nas gôndolas dos supermercados.
Aliás, mesmo com o litro do leite UHT na faixa dos R$ 7, o que representa uma alta de quase 70% em três meses, nesse mesmo período a reposição na outra ponta chega a apenas 15%. Se for observado outro indicador, esse divulgado pela Embrapa, os valores de produção na bovinocultura leiteira aumentaram 62% em dois anos.
Nesse contexto é importante frisar que as empresas também são desafiadas a diluir a pressão sobre os custos de industrialização, e nesse pacote entra a embalagem, energia elétrica, valor do diesel e outros fatores. O importante disso tudo é deixar claro que a culpa do litro do leite custar R$ 7 não é dos produtores.
Eles não recebem nas mesmas proporções do aumento nos mercados. É um cenário complexo e de altos e baixos. Em seis anos, o Vale aumentou a produtividade, mas perdeu 2,3 mil produtores.
Fonte: A Hora