Febre do “Morango do Amor” fez produto se esgotar em supermercados e atacados elevando o valor
A explosão da receita viral conhecida como “Morango do Amor” provocou forte pressão sobre os preços do morango nas centrais de abastecimento e feiras gaúchas. Na Ceasa de Porto Alegre, relatos de comerciantes apontam que o preço por quilo dobrou entre quarta (23) e sexta-feira (25), passando de cerca de R$ 30 para R$ 60, devido à alta demanda impulsionada pelas redes sociais .
Na manhã de segunda-feira (28), comerciantes confirmam que o valor da caixa com 4 bandejas — antes variando entre R$ 28 e R$ 30 — saltou para cerca de R$ 60, em razão da popularidade da sobremesa. Mesmo com o aumento, o estoque tem sido rapidamente escoado e consumidores relatam dificuldade em encontrar o produto disponível. A expressão crescente do fenômeno nacional tem origem em vídeos virais e conteúdos relacionados à preparação da sobremesa — que combina morangos frescos com chocolate, chantilly, brigadeiro branco e calda doce vermelha — e continua transformando a cadeia produtiva da fruta em todo o país.
Produtores, atacadistas e confeitarias relatam efeitos diretos da febre midiática. Houve um aumento de 50% na procura, superando outras datas de pico como Dia das Mães ou Páscoa, com vendas de até 20 mil bandejas nos últimos dias. O gerente técnico da Ceasa/RS, Léo Omar Duarte Marques, classificou como “explosiva” a aceleração da demanda, afirmando que o produto sumiu rapidamente dos box da central. A escassez local também é agravada pela entressafra no Rio Grande do Sul, que reduz a oferta regional e obriga parte dos produtores e atacadistas a se abastecerem de outros estados, como Minas Gerais. Em condições normais, a safra gaúcha atingiria seu pico somente entre outubro e novembro, época tradicional de maior venda .
O que está por trás da febre?
A receita do morango do amor recria elementos da tradicional “maçã do amor”, mas com morango, brigadeiro de leite em pó (como Ninho) e casca crocante de açúcar caramelizado vermelho. A arte visual do doce, aliada ao compartilhamento em massa nas redes sociais, tornou-o uma sensação nacional — com centenas de vídeos mostrando o preparo e degustação.
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