Um veranico deve chegar ao Rio Grande do Sul a partir quinta-feira (18), rompendo as duas ondas de frio em sequência, que despencaram as temperaturas do estado, trazendo geadas e mínimas negativas.
Com isso, as máximas ficarão elevadas em até 7ºC no estado comparadas com as médias habituais para esse período (veja a previsão do tempo abaixo).
“Veranicos ocorrem quando está atipicamente quente há mais de quatro dias em pleno inverno ou mesmo durante o outono – é um período de temperaturas acima da média, de tempo seco e pouca chuva, que ocorre algumas vezes na Região Sul do país”, explica Patrícia Cassoli, da Climatempo.
O fenômeno está associado a um bloqueio atmosférico que se forma na faixa central do país. Com isso, uma massa de ar quente permanece sobre diversos estados do país, como Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“Esse movimento favorece o aumento das temperaturas e impede a formação de grandes nuvens de chuva, além de bloquear o avanço das frentes frias em direção às regiões centrais do Brasil”, detalha o meteorologista Guilherme Borges.
No estado, o impacto do veranico pode resultar em máximas na Região Norte e na Fronteira Oeste entre 5ºC e 7ºC acima da média habitual para o período. Já na Fronteira Sul, Região Central e Nordeste do estado, as temperaturas devem ficar elevadas entre 3ºC e 5ºC.