O Grêmio sofreu nesse sábado (21) sua terceira derrota seguida no Campeonato Brasileiro, desta vez para o São Paulo. Fora de casa, a equipe comandada por Renato Portaluppi perdeu por 3 a 0, em partida válida pela 28ª rodada da competição. Com o resultado, o tricolor gaúcho permanece com 44 pontos na tabela de classificação.
Na noite de quarta-feira (25), às 21h30, o Flamengo será o adversário gremista na 29ª rodada do torneio. Para a partida, Suárez é desfalque certo. O atacante uruguaio recebeu o terceiro cartão amarelo nesse sábado e cumprirá suspensão no meio da semana. Seu retorno é esperado para o duelo contra o Atlético-MG, no próximo fim de semana, em Belo Horizonte.
Primeiro tempo
O São Paulo colocou Gabriel Grando para trabalhar com menos de um minuto no relógio. No meio de campo, James deixou para Rafinha, que inverteu para David no lado esquerdo. O atacante cortou para o meio e emendou uma pancada com a perna direita, mas o goleiro espalmou para escanteio.
A equipe de Dorival Júnior tentava se impor no início da partida, mas o Grêmio, até então, conseguia amenizar a pressão. Aos 19 minutos, James tentou passar para David e viu a bola desviar em Kannemann dentro da área. O time pediu pênalti, mas o árbitro sinalizou apenas o escanteio. Na cobrança, o colombiano cruzou na cabeça de Michel Araújo, que estava completamente desmarcado e empurrou para o fundo das redes, abrindo o placar.
Aos 23, Welington recebeu de James pelo lado esquerdo, puxou contra-ataque e fez um belo lançamento para David. De frente para o gol, o atacante tentou encobrir o goleiro, mas mandou por cima do travessão.
O restante da etapa inicial teve poucas emoções. O Grêmio melhorou após uma substituição de Renato Gaúcho, mas não criou uma única chance de perigo. O São Paulo, portanto, dominou as ações e administrou o resultado parcial.
Segundo tempo
Já em vantagem, o São Paulo quase ampliou o marcador aos 11 minutos do segundo tempo, em chute de Welington que passou à direita das traves defendidas por Gabriel Grando. A primeira escapada do Grêmio ocorreu aos 14, quando Suárez tabelou com Nathan Fernades e tentou deixar o companheiro na cara do gol, mas Beraldo se jogou e impediu o ataque.
Com brilho de James Rodríguez, o Tricolor fez o segundo aos 23 minutos. O colombiano recebeu de Alisson em um contra-ataque de manual e enfiou para Pablo Maia, dentro da área. O volante ainda cortou a marcação e tocou na saída de Grando: 2 a 0.
O São Paulo chegou novamente três minutos depois. De calcanhar, Michel Araújo tocou para Nestor, que conduziu até a linha de fundo e cruzou rasteiro para Luciano, em boas condições, mas o camisa 10 furou. Aos 27, após uma cobrança de escanteio, foi a vez de Alisson arriscar de fora da área, sem sucesso.
Aos 31 minutos, em uma jogada ensaiada, Pablo Maia jogou na área de cavadinha para Luciano, que acabou chutando para fora. Menos de dois minutos depois, Nestor carregou até a meia-lua e buscou o ângulo, mas Grando voou e fez grande defesa. Pressão do São Paulo!
Já aos 44, Michel Araújo recebeu cruzamento de Rato e bateu no cantinho, mas parou em Gabriel Grando. Nos acréscimos, ainda deu tempo de Luciano aproveitar o recuo errado da defesa gremista e marcar o terceiro, fechando a conta no Morumbi.
Ficha técnica
– São Paulo: Rafael, Rafinha, Diego Costa, Lucas Beraldo, Welington (Nathan Mendes), Pablo Maia, Alisson (Wellington Rato), James Rodríguez (Rodrigo Nestor), Michel Araújo, Lucas Moura (Erison) e David (Luciano). Técnico: Dorival Junior.
– Grêmio: Gabriel Grando, Bruno Uvini, Bruno Alves, Kannemann (Everton Galdino), João Pedro, Josué (Araújo), Villasanti, Pepê, Cristaldo (Nathan Fernandes/Lucas Besozzi), Wesley Costa e Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
– Arbitragem: Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (FIFA – MG) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR). Quarto árbitro: Douglas Marques das Flores (SP). VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG).