O número de municípios gaúchos afetados pela estiagem teve aumento nesta semana. No total, 70 cidades já notificaram situação de emergência até a última atualização da Defesa Civil Estadual. Desses municípios, 16 já tiveram o decreto de emergência homologado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, e uma cidade teve a situação de emergência reconhecida pela União. O número é mais de cinco vezes maior do que o registrado em 27 de dezembro, quando 12 municípios haviam decretado emergência devido à seca no Estado.
Esta situação preocupa e é alarmante em praticamente todas as regiões do Rio Grande do Sul. Na região noroeste do Estado, uma das mais atingidas, já decretaram situação de emergência os municípios de Caiçara, Cerro Grande, Cristal do Sul, Frederico Westphalen, Iraí, Lajeado do Bugre, Liberato Salzano, Novo Tiradentes, Palmitinho, Pinhal, Redentora, Rodeio Bonito, Sagrada Família, São Pedro das Missões, Seberi, Taquaruçu do Sul, Vicente Dutra, Vista Alegre e Vista Gaúcha.
Um dos municípios que mais recentemente noticiou declaração de Situação de Emergência é Seberi, que enviou a documentação e aguarda confirmação da Defesa Civil para Decreto de Situação de Emergência.