Uma agricultora da localidade de Forqueta, no interior do município de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, ficou surpresa com a colheita de abóboras que teve neste mês de dezembro. Isso porque alguns quase atingiram os 40kg de peso, o dobro do esperado.
“Amigos nossos trouxeram essas sementes da Alemanha, mas ninguém me avisou que as abóboras cresciam tanto”, brinca Márcia Kremer, de 51 anos.
Márcia conta que cada vez que olhava os frutos, tomava um susto. “Nós plantamos, cultivamos com carinho, e cada vez que eu ia lá dar uma olhada, elas estavam maiores”.
A abóbora “gigante”, segundo a Emater, é uma variedade alemã que atinge um tamanho e peso maior do que as variedades tradicionalmente cultivadas no Rio Grande do Sul.
“Eu costumo colher abóboras de no máximo 20kg, essas aqui eu nem consegui carregar para dentro de casa, tive que pedir ajuda do meu marido e da minha filha”, diz Márcia.
A agricultora, que já cultiva vegetais orgânicos em sua propriedade rural, pretende usar o fruto para fazer chimia e doces.
Márcia e as abóboras gigantes de Arroio do Meio — Foto: Arquivo pessoal