O Aeroporto Internacional Salgo Filho apresenta, na manhã desta segunda-feira (10), os efeitos do acidente com uma aeronave de pequeno porte no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no começo da tarde de domingo (9). Pelo menos cinco voos foram cancelados para embarque e dois para desembarque.
Passageiros estão sendo realocados para voos que vão para Guarulhos. G1 entrou em contato com a Fraport, a concessionária que administra o aeroporto, e aguarda o retorno.
Embarque
- LA3155 CGH SP – Congonhas 05:20
- LA3147 CGH SP – Congonhas 06:15
- AD2762 VCP SP – Campinas 06:25
- LA3163 CGH SP – Congonhas 07:00
- G31209 CGH SP – Congonhas 08:00
Desembarque
- G31204 CGH SP – Congonhas 08:20
- G31218 CGH SP – Congonhas 10:40
O avião foi retirado nove horas depois do acidente. As operações de pouso e decolagem foram liberadas às 20h18. Segundo a Infraero, foram cancelados 67 voos na chegada e 73 voos na saída do aeroporto.
Latam
“A LATAM Airlines Brasil informa que em função de um incidente com uma aeronave de pequeno porte, que se encontra na pista no aguardo do reboque no aeroporto de São Paulo/Congonhas neste domingo (9/10), teve suas operações de pousos e decolagens impactadas. A empresa lamenta os possíveis transtornos que a situação possa ter ocasionado, esclarece que aguarda as operações serem normalizadas no aeroporto e reforça que não está medindo esforços para prestar a assistência necessária aos passageiros. A empresa sugere que os passageiros busquem o status do voo em latam.com.””
Todos os clientes com voos domésticos programados com origem, conexão ou destino em São PauloTodos os clientes com voos domésticos programados com origem, conexão ou destino em São Paulo/Congonhas para este domingo (9/10) têm total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, podendo remarcar ou pedir o reembolso integral das suas passagens aéreas sem cobrança de multa e de diferença tarifária em até 15 dias da data do seu voo original. Os passageiros que puderem optar por essa flexibilidade não devem se dirigir ao aeroporto. Essa flexibilização voluntária pode ser acessada por meio da nossa Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil).
Gol
A GOL informa que, devido a interdição da pista do Aeroporto de Congonhas na tarde deste domingo (9), 8 voos foram alternados para pouso em outros aeroportos e outros foram cancelados. A Companhia reforça que presta total assistência aos Clientes e recomenda que os passageiros afetados evitem ir para o Aeroporto de Congonhas. Para remarcação do voo, a GOL pede que os Clientes entrem em contato pelo telefone 0800 704 0465. Para clientes Smiles, o telefone é 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante). A GOL lamenta os transtornos causados, mas reforça que ações como essa visam garantir a Segurança dos seus Clientes, valor número 1 da empresa. Os voos cancelados neste domingo são: G31214 CGH-POA G31036 CGH-SDU G31050 CGH-SDU G31140 CGH-CWB G31141 CWB-CGH G32168 CGH-SDU G31061 SDU CGH G31509 SDU-VCP G31310 CGH-CNF G32153 CNF-CGH G31402 CGH BSB G31461 BSB-CGH G31260 CGH-FLN G31965 FLN-CGH G31314 CGH-CNF G32116 CGH-GYN G31431 GYN-CGH G31449 VCP-CGH G32165 SDU-CGH G31052 CGH-SDU G31065 SDU-CGH G32112 CGH-CWB G31290 CGH-POA G31492 CGH-BYO G31493 BYO-CGH G32115 FLN-CGH G31044 CGH-SDU G31047 SDU-CGH G31035 SDU-CGH G31058 CGH-SDU G31557 NVT-CGH G32115 FLN-CGH G31282 CGH-NVT G31048 CGH-SDU G31153 SDU-CGH G32100 CGH-GYN G32101 GYN-CGH G31556 CGH-FLN G31559 FLN-CGH G31560 CGH-NVT G31593 NVT-CGH
Azul
“A Azul informa que, por conta da interdição da pista do aeroporto de Congonhas por uma aeronave de pequeno porte, os voos AD4359 (Santos Dumont – Congonhas) e AD4293 (Confins – Congonhas) alternaram para o aeroporto de Guarulhos, e os voos AD4797 (Congonhas – Santos Dumont), AD4454 (Congonhas – Confins), AD4005 (Santos Dumont – Congonhas), AD4462 (Congonhas – Santos Dumont), AD4250 (Congonhas – Recife) e AD4201 (Recife – Congonhas) que tinham a capital paulista como origem ou destino foram cancelados. O aeroporto permanece fechado e mais ajustes na malha poderão acontecer. A companhia ressalta que os Clientes receberam toda a assistência necessária da Azul, conforme prevê a resolução 400 da ANAC, e lamenta eventuais contratempos causados pela situação”.