Por volta das 16 horas chegou a aeronave trazendo o presidente da República Jair Bolsonaro para a reinauguração do Aeroporto Regional Lauro Kortz, de Passo Fundo. Uma multidão o aguardava, alguns enfrentando chuva para acompanhar o ato.
A solenidade começou com a manifestação do prefeito Pedro Almeida, seguido pelo governador Ranolfo Vieira Júnior.
Em seguida, Bolsonaro fez o uso da palavra e começou saudando a cidade: “Passo Fundo, terra de gaúcho forte”, agradeceu pela acolhida.
O Governo Federal investiu R$ 45 milhões do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) para aumentar a segurança operacional, reformar e construir novas estruturas. Com as intervenções, a capacidade de processamento de passageiros será elevada de 48 usuários em hora-pico para mais de 300. O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, estará no município na tarde da sexta-feira (8) para a inauguração das melhorias. Há previsão de que o presidente da República, Jair Bolsonaro, participe da solenidade.
Fazem parte da série de intervenções a reconstrução da pista de pouso e decolagens, com implantação de faixas de pista, áreas de segurança e sistema de drenagem. Foram construídos novos taxiway, pátio de aeronaves e terminal de passageiros, entre outras melhorias. Os recursos federais permitiram, ainda, a compra e a instalação de modernos equipamentos de controle aéreo.