O Presidente do Brasil Jair Bolsonaro deve estar na próxima sexta-feira, dia 8 de abril, em Passo Fundo.
O horário ainda não está definido, mas Bolsonaro pousará no Aeroporto Lauro Kortz a bordo do Avião Presidencial Airbus A319. Ele também vai cumprir agenda em Pelotas-RS no mesmo dia. Em Passo Fundo o presidente vai inaugurar o novo terminal de passageiros e oficialmente o novo Aeroporto de Passo Fundo, que passou por diversas melhorias.
Antes, porém, virá uma equipe chamada de Precursora, que vai fazer a verificação do local onde o presidente estará, sendo este um procedimento de praxe para segurança. Esta equipe chega hoje ás 16h30 em Passo Fundo. O pouso do Avião Presidencial é possível com base no último documento NOTAM, que autoriza operações no local com aviões á jato em operação militar, abrangendo desta forma o Avião Presidencial.
No entanto, este mesmo NOTAM que atualmente restringe os demais voos a jato e autoriza apenas turboélice, tem validade até 6 de abril, podendo ser prorrogado ou alterado por uma liberação para todas as aeronaves. Esta liberação é condicionada á ANAC, que aguarda a calibração dos PAPI’s, sendo que, conforme a empresa que reforma o aeroporto, estes já estão consertados e funcionando normalmente.
Antes, porém, a aeronave GEIV, da Força Aérea Brasileira, deve sobrevoar Passo Fundo e aferir os equipamentos. Ontem (4) foi emitido um novo NOTAM que informa a localização atualizada das cabeceiras da pista, algo indispensável para a volta dos pousos e decolagens.