A Brigada Militar registra em menos de duas semanas duas contas de Instagram hackeadas de moradores do município de Nova Roma do Sul.
A vítima informou que por volta das 13h30, um celular da J6 da TIM tinha entrado no seu e-mail e no seu facebook. Na sequência uma amiga da vítima informou que estava aparecendo venda de eletrodomesticos e móveis nos seus stories.
Imagens usadas pelos golpistas/ Fotos enviadas pela vítima.
Um golpe elaborado que usa o Instagram para enganar vítimas que estão em busca de eletrodomésticos e móveis usados. Após invadirem contas legítimas, criminosos publicam Stories anunciando TVs, geladeiras, máquinas de lavar movéis e outros produtos em ótimo estado de conservação e por preços atrativos.
A publicação é feita em nome de um suposto amigo ou vizinho que precisa vender os itens, o que inibe suspeitas. Com bastante lábia, os golpistas convencem a vítima a fazer uma transferência via Pix para reservar o produto, que nunca é entregue.
O ponto de partida para o golpe é uma ação de phishing. Criminosos criam perfis falsos de hotéis e restaurantes populares no Instagram e abordam os usuários por mensagem direta (DM), oferecendo promoções. Para ganhar os prêmios, porém, é preciso fornecer o número do celular e clicar em determinado link, que é usado pelos golpistas para capturar as credenciais da conta. Quando a vítima se dá conta da fraude, já não tem mais acesso ao perfil.
Foi exatamente o que aconteceu as vítimas em Nova Roma do Sul.
Os golpistas criam uma promoção fraudulenta publicada por um perfil falso de um estabelecimento famoso e a vítima sem saber seguiu as instruções do suposto estabelecimento.
Assim que notou que a conta havia sido hackeada, tentou reverter a situação, mas sem sucesso.