• 24 de outubro de 2021
  • Nova Roma do Sul

RIO GRANDE DO SUL SERÁ UMA DAS ÁREAS COM MAIS RAIOS NO MUNDO NO 7 DE SETEMBRO

Terça-feira será de intensa instabilidade em parte ou grande parte do dia no Oeste, no Centro, Sul e o Leste gaúcho com muita chuva e raios

O Rio Grande do Sul será uma das regiões com maior incidências de raios no mundo inteiro na terça-feira, 7 de setembro, com a muito intensa instabilidade que se prevê para o estado gaúcho no decorrer do dia com a atuação de uma frente quente associada a uma massa de ar muito quente que avançará para o Sul do Brasil.

Projeção de raios para o mundo na terça-feira | ECMWF

O mapa mostra a projeção de raios para o mundo inteiro na terça-feira e se observa que o estado gaúcho estará entre as áreas do planeta com maior incidência de descargas elétricas no dia. Outras regiões em que se prevê muito raios para a terça incluem as florestas tropicais do Centro da África, por onde está passando uma onda de convecção chamada de Kelvin que favorece instabilidade e ainda a região do Meio-Oeste dos Estados Unidos, em estados como Indiana e Wisconsin.

Os raios associados à frente quente começam já da tarde para a noite da segunda-feira à medida que o sistema frontal começa a se formar sobre o Rio Grande do Sul. A segunda-feira terá sol e nuvens com aumento gradual da nebulosidade.

Ar muito quente começa a ingressar a partir do Norte e do Noroeste gaúcho e organiza a frente quente com nuvens carregadas entre o Oeste e o Centro do Estado que depois avançam para o Sul e o Leste gaúcho com pancadas de chuva, raios e risco de granizo isolado.

O pior dia de raios deve ser a terça-feira, 7 de setembro e feriado da Independência, que se espera seja muito complicada e perigosa do ponto de vista de tempo severo. Ar muitíssimo quente vai cobrir o Noroeste e o Norte do Estado com calor ao redor de 35ºC enquanto na maior parte do Estado haverá nuvens e chuva.

A frente quente ganha muita intensidade sobre o Oeste, o Centro, o Sul e a maior parte do Leste gaúcho entre a madrugada e de manhã com chuva forte a intensa e risco crítico de temporais de vento (vendavais isolados) e granizo de variado tamanho. A quantidade de raios projetada para a terça é muito grande, sobretudo no Oeste, Centro, Sul e o Leste gaúcho, o que inclui a área de Porto Alegre. Entre a tarde e a noite algumas áreas podem ter melhoria do tempo com abafamento.

Na quarta (8), a frente quente se converte em frente fria à medida que deixa de se movimentar pela massa de ar quente ao Norte e passa a ser impulsionada por ar frio de Sul.

O sistema traz chuva forte e temporais no Oeste e no Sul gaúcho desde cedo e no decorrer da quarta avança para as demais regiões gaúchas com precipitações localmente fortes a torrenciais e alto risco de tempestades, principalmente de vento (vendavais). Os raios serão numerosos ainda, especialmente no Oeste e no Sul, mas não na quantidade da véspera sobre o Rio Grande do Sul.

A MetSul enfatiza que em sendo feriado e uma data propícia ao lazer, mesmo com tempo chuvoso algumas pessoas podem optar por atividades ao ar livre, o que é por demais perigoso diante do cenário esperado de tempestade elétrica com alta frequência projetada de raios do tipo nuvem-solo.

As descargas afetarão algumas das áreas mais populosas do estado gaúcho como Pelotas, Santa Maria, Porto Alegre, Região Metropolitana e a Serra Gaúcha, onde está a maior parte da população do Rio Grande do Sul.

Fonte: Metsul.com

Facebook Comentarios

Artigos relacionados