• 20 de outubro de 2021
  • Nova Roma do Sul

O que é Gengivite?

Neste mês de outubro a DrªAline Scapinello, Drª Giovanna Novello e Drª Camila Rossi da LapidARTE Centro Integrado de Saúde, explicam o que é GENGIVITE, confira!

Imagem/divulgação

A gengivite é a fase inicial da doença periodontal que pode afetar de maneira direta sua saúde bucal e geral.

A gengivite consiste na inflamação do tecido gengival que rodeia o dente. Esta inflamação é causada geralmente pela acumulação de placa (restos de alimentos).

Se não for tratada a tempo, ela pode evoluir e passar a ter uma forma mais crónica de doença periodontal, conhecida como periodontite, uma das principais causas da perda de dentes nos adultos.

Quando a gengivite vira periodontite a gengiva começa a afastar-se dos dentes, criando pequenas bolsas. As bactérias podem ficar presas nestas sacolas, enfraquecendo o osso que suporta o dente.

A gengivite é ocasionada geralmente pela acumulação de placa. A placa é um depósito de bactérias extremadamente pegajosa, incolora ou de uma cor amarela pálida formada frequentemente nos dentes.

Entre outras causas da gengivite podemos indicar as mudanças hormonais, doenças, o cigarro, tomar alguns medicamentos, maus hábitos de escovação, bem como o elemento genético, já que também pode ser hereditário.

Em geral, a gengivite é indolor, portanto, no caso de apresentar qualquer sinal ou sintoma, visite seu dentista para uma avaliação adequada e determinar um plano de tratamento.

Quando se tratar de gengivite, uma boca mais sadia começa com bons hábitos de escovação.


LapidARTE Centro Integrado de Saúde 

Telefone: (54) 3294-1089 ou WhatsApp (54)  9 9983-8794

Facebook Comentarios

Artigos relacionados