• 20 de outubro de 2021
  • Nova Roma do Sul

Forte massa de ar polar derrubará a temperatura em toda região Sul

Uma forte massa de ar frio irá derrubar a temperatura na região Sul e em partes do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, conforme previsões da MetSul. A plataforma anunciou que não será uma incursão de ar polar tão intensa quanto a registrada no fim de junho, mas novamente o ar frio terá uma trajetória continental, avançando pelo interior do continente, e trazendo acentuado declínio da temperatura em diversos estados.

Nesta quinta-feira, 15/07, a temperatura já caiu no Rio Grande do Sul a partir do ingresso de ar mais frio. Entretanto, um reforço significativo de ar polar deverá chegar no fim de semana, sendo impulsionado por um ciclone extratropical a Leste da Argentina e do Uruguai.

Por isso, o resfriamento mais acentuado terá início no fim de semana, principalmente no domingo, quando o ar mais gelado estiver avançando pelo Sul do Brasil e para o Centro-Oeste. As mínimas e máximas terão queda acentuada com sensação de muito frio reforçada pelo vento.

Madrugadas geladas

Devido à influência do ar polar, a temperatura estará muito baixa durante as madrugadas da próxima semana no Sul do Brasil e em parte do Centro-Oeste, como o Mato Grosso do Sul e áreas mais a Oeste do Mato Grosso. No Rio Grande do Sul, as menores mínimas vão se dar entre domingo e quarta-feira da próxima semana.

MetSul projeta marcas negativas ou próximas de 0ºC na maior parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na primeira metade da próxima semana. Pontos de baixadas do Noroeste gaúcho podem registrar -3ºC a -4ºC. A área de Santa Maria, no Centro gaúcho, pode ter 1ºC a 2ºC. Em Uruguaiana, no Oeste, 2ºC a 4ºC de mínimas na primeira metade da semana que vem. Na fronteira com o Uruguai, Quaraí e Livramento podem baixar a marcas de -2ºC a 0ºC nas madrugadas maias frias. E, no Sul, na região de Pelotas pode fazer 1ºC ou 2ºC.

Além do ar gelado, o perfil muito seco da atmosfera favorecerá um intenso resfriamento noturno. Com isso, mínimas tão baixas como -5ºC a -6ºC, em alguns locais até inferiores, podem ocorrer nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e em áreas de baixadas de locais de maior altitude do estado gaúcho, como da região de Soledade e da Serra do Sudeste. Na Serra Gaúcha, as mínimas, em geral, devem ficar entre 0ºC e 2ºC, mas com marcas muito menores nas áreas de baixadas.

Porto Alegre deve ter mínima de 5ºC ou 6ºC no domingo, mas com marcas menores na área metropolitana. Na segunda, 6ºC ou 7ºC na Capital e 4ºC a 5ºC na Grande Porto Alegre. Na terça, mínima prevista ao redor de 5ºC em Porto Alegre e de 2ºC a 3ºC em alguns pontos da região metropolitana. Já na quarta-feira pode fazer 4ºC ou 5ºC na área da Capital, mas com 0ºC a 2ºC em setores do Grande Porto Alegre.

Geada será forte e ampla

A sequência de madrugadas muito frias com ar seco, tempo aberto e vento calmo trará vários dias seguidos com formação de geada no Sul do Brasil no sábado, 17/07, em pontos do Rio Grande do Sul, sobretudo do Oeste e do Sul, entretanto a geada deve se generalizar a partir do domingo.

Facebook Comentarios

Artigos relacionados